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Sana Hotels quer crescer nos mercados emergentes

Sana Hotels quer crescer nos mercados emergentesA Sana Hotels inaugurou em março dois hotéis de luxo em Portugal, um em Lisboa, outro no Algarve. E acredita que há espaço para crescer no mercado nacional da hotelaria. Mas também nos mercados emergentes e é para aí que aponta a estratégia do grupo, traçada à Welcome pelo administrador Carlos Silva Neves.

 

Welcome | Qual o posicionamento do grupo SANA no mercado da hotelaria?

Carlos Silva Neves | O grupo SANA pretende diferenciar-se no mercado da hotelaria através da diversidade e qualidade dos seus produtos e serviços. Para isso, o grupo criou e continua a criar propostas de valor diferenciadoras, apostando na qualidade dos seus produtos, do serviço ao cliente e no capital humano. Para garantir a satisfação dos seus clientes, o grupo oferece produtos integrados em seis conceitos distintos, que se adaptam a todo o tipo de clientes e ocasiões.

Welcome | O grupo distribui as suas unidades por diversos conceitos. Porquê esta estratégia?

CSN | Esta é claramente uma estratégia inovadora que nos permite diferenciarmo-nos pela forma como abordamos os nossos clientes. Atualmente dispomos de unidades hoteleiras integradas em quatro conceitos – EPIC, Excellence, Style, Residence e ainda um produto único ao qual chamámos Myriad by SANA Hotels e um produto especial chamado Evolution Hotels. Trata-se de um conjunto de conceitos exclusivos que se adaptam às características e perfil de todos os clientes e potenciais clientes.

O conceito SANA Style engloba os hotéis três estrelas da cadeia, onde é possível encontrar personalidades e estilos distintos e onde são oferecidas experiências originais e sensações únicas, ultrapassando completamente a habitual ideia associada a hotéis desta categoria. Existem cinco Hotéis Style: SANA Capitol, SANA Estoril, SANA Rex, SANA Executive e SANA Reno.

O conceito SANA Excellence é o conceito que inclui os hotéis SANA de quatro estrelas, e que se caracteriza por um serviço personalizado, ambientes intimistas com uma decoração elegante, acolhedora e sabores únicos. Neste conceito enquadram-se três hotéis em Lisboa: SANA Lisboa, SANA Metropolitan e SANA Malhoa; um em Sesimbra: SANA Sesimbra; um nas Caldas da Rainha: SANA Silver Coast e o de Berlim: SANA Berlin.

O conceito EPIC SANA, tal como o nome indica, representa uma categoria de hotéis absolutamente extraordinários. Unidades de cinco estrelas que sabem como proporcionar luxo e elegância em cada espaço, rigor e personalização no atendimento, exclusividade e requinte em cada serviço. Inseridos neste conceito existe até ao momento um hotel, aberto em 2011 em Angola, o EPIC SANA Luanda e os recentes EPIC SANA Lisboa e EPIC SANA Algarve.

Num registo um pouco diferente, existe ainda o conceito SANA Residence. Aqui são oferecidos apartamentos residenciais confortáveis e extremamente acolhedores, orientados para estadias de longa duração. Existem dois e ambos fora de Portugal, em Angola, o SANA Residence Luanda, e na Alemanha, o SANA Residence Berlin.

Ainda numa fase embrionária, temos os Evolution Hotels que representam uma nova geração de hotéis SANA, totalmente orientados para o futuro. Com uma forte componente tecnológica, e que se destacam pela simplicidade, rapidez e inovação.

A par destes conceitos podemos ainda considerar o produto Myriad by SANA Hotels. Também este uma unidade de cinco estrelas mas com atributos distintos dos EPIC. Um conceito que se caracteriza pelo design contemporâneo, pela arquitectura e pelo seu serviço exclusivo e personalizado.

Welcome | As mais recentes unidades foram os EPIC Sana, tanto em Lisboa como no Algarve, e prevê-se um Evolution. Há mercado em Lisboa para estas novas unidades?

CSN | Sem dúvida. Seja com hotéis de luxo, como são o exemplo as últimas aberturas, Myriad by SANA Hotels ou EPIC SANA Lisboa, seja com hotéis mais pequenos, como é o caso do Evolution, vale sempre a pena. O fundamental e que não pode ser esquecido é a qualidade, o serviço, a inovação, a diversidade ou a exclusividade. Factores que se diferenciam, que podem ser controlados por nós e que contribuem para o sucesso de um hotel. De resto, existem outros factores que não controlamos mas que fazem parte da oferta turística portuguesa e que são muito procurados e admirados, como as excelentes condições atmosféricas, a beleza das paisagens, a oferta cultural e riqueza histórica ou a simpatia dos portugueses.

Welcome | Qual o mercado preferencial do grupo?

CSN | Neste momento ao nível da cadeia da SANA Hotels o peso dos clientes estrangeiros está na ordem dos 60% a 70%, sendo o remanescente respeitante ao mercado nacional. Do mercado internacional, a maioria são oriundos de Espanha, Angola, França, Inglaterra, Alemanha, Rússia e Brasil.

Welcome | E internacionalmente, quais são os objetivos?

CSN | Já iniciámos o processo de internacionalização, na Alemanha, em dezembro de 2010, e em Angola, em novembro de 2011.

Estamos abertos e atentos a novas oportunidades na Europa, América Latina e África.

Welcome | Qual o potencial de crescimento do grupo?

CSN | A Sana Hotels, com o excelente portefólio de hóteis que já detém, bem como a consolidação dos seus vários conceitos, possui atualmente know how necessário para continuar a crescer no sector hoteleiro.

A nossa pretensão passa, essencialmente, pelo crescimento sustentado em mercados emergentes bem como nos mercados tradicionais, ou digamos, clássicos, pela aquisição de unidades existentes mas dando primazia ao manegement /gestão de hotéis que, in casu, pretendem operar no mercado sob a marca SANA HOTELS.

Já é notória a associação da marca à qualidade e inovação nos vários produtos que compõe e, nessa medida, o seu potencial de crescimento é enorme. Estamos por isso focalizados e concentrados na internacionalização e crescimento da SANA HOTELS. É esse o nosso atual objectivo, sem descurar, a nossa essência e razão de ser, isto é, prestar aos nossos clientes a excelência nos serviços e produtos SANA HOTELS.

Fonte: Welcome

 

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