RssFacebook StoreTwitter Store

Presidente da TPNP destaca “upgrade” do turismo religioso no PENT

Presidente da TPNP destaca “upgrade” do turismo religioso no PENTO presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, afirmou na quarta-feira, em Braga, que o Turismo Religioso foi alvo de um importante "upgrade" ao nível do Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT).

 

"Hoje sinto-me particularmente satisfeito ao ver finalmente contemplada no PENT, de acordo com a última revisão efetuada no horizonte de 2015, uma referência muito especial ao Turismo Religioso, devidamente aprovada em Conselho de Ministros", afirmou Melchior Moreira durante uma conferência de imprensa realizada numa das capitais do Turismo Religioso em Portugal.

Segundo Melchior Moreira "podemos dizer que o Turismo Religioso foi alvo de um importante upgrade ao assumir um papel estratégico no âmbito dos circuitos turísticos religiosos e culturais, enriquecendo e fortalecendo deste modo o peso que este produto tem, tanto para o destino Porto e Norte de Portugal, como para a própria oferta em termos nacionais.

Recordando que a TPNP sempre encarou o segmento como estratégico para a promoção do seu território, tendo aberto uma delegação em Braga para a dinamização "deste importante produto", Melchior Moreira considerou que "embora os circuitos turísticos religiosos e culturais tenham sido afetados pela crise internacional, existem indícios de retoma e este é um produto que continua com um peso significativo em termos de procura, com especial atenção para países como a França, Itália, Escandinávia, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Espanha, representando 62% do mercado europeu".

"Aliás, é caso para dizer que este é efetivamente um produto resistente, perspetivando-se um crescimento médio anual de 4% nos próximos anos, o qual deverá constituir, também, um incentivo para as empresas da cadeia de valor do turismo, em particular as agências de viagem, as empresas de animação turística, as companhias de transporte e as unidades de alojamento e restauração, de modo a poderem consolidar a sua competitividade, criando mais e melhor negócio", afirmou o mesmo responsável.

Melchior Moreira disse ainda que, em termos de Região Norte, "precisamos de aumentar as dormidas globais de 2,0% para 3,4% e as dormidas de estrangeiros de 4,9% para 6,1%. Para o efeito, de acordo com o novo documento do PENT, é urgente reforçar os circuitos turísticos religiosos e culturais, segmentando-os para as vertentes generalista e temática, assim como individualizar os primeiros (Turismo Religioso)".

Fonte: Nextpower

Lisboa Vista de Fora

lisboa-entre-as-50-melhores-cidades-do-mundoLisboa subiu nove lugares, para a 26.ª posição, na lista das 50 Melhores Cidades do Mundo, agora divulgada pelo The Telegraph e incluída no Travel Awards do jornal.
lisboa-e-um-dos-melhores-destinos-do-mundo-e-da-europaA cidade de Lisboa foi eleita o 12.º melhor destino do mundo e o 7.º melhor da Europa. As distinções foram atribuídas pelos Traveller’s Choice 2016, do tripadvisor, que premiou também os 10 melhores locais de Portugal.
lisboa-a-cidade-mais-cool-da-europa-a-conde-nast-traveler-diz-que-simPor que Lisboa é na atualidade a cidade mais fixe da Europa dá o título ao artigo que a Condé Nast Traveller dedica à capital portuguesa, ao longo do qual enumera e elogia a sua oferta turística diversificada.
cinco-boutique-hoteis-de-lisboa-que-desafiam-para-uma-escapadinhaSão pequenos hotéis boutique, em Lisboa, que têm como denominador comum o facto de terem sido criados com paixão e entusiasmo por verdadeiros apaixonados pela cidade, escreve a edição espanhola da Condé Nast Traveller a propósito dos cinco que recomenda.