RssFacebook StoreTwitter Store

Câmara de Lisboa, Câmara de Cascais e ATL acordam solução para Turismo da Região

Câmara de Lisboa, Câmara de Cascais e ATL acordam solução para Turismo da RegiãoNa sequência da promulgação da nova Lei das Entidades Regionais de Turismo, as Câmaras de Lisboa e Cascais e a ATL acordaram solução coerente, representativa e eficiente para o Turismo da Região, anunciam em comunicado.

 

Eis o comunicado na íntegra:

"As Câmaras Municipais de Lisboa e de Cascais e a Associação Turismo de Lisboa (ATL) estabeleceram um acordo com o objetivo de dotar a nova Entidade Regional de Turismo de uma solução diretiva coerente, representativa e eficiente e das correspondentes disposições estatutárias.

A ATL é a associação privada de interesse público responsável pelo desenvolvimento do Turismo de Lisboa, reconhecida como Agência Regional de Promoção Turística. Agrega 650 instituições, associações, empresas e equipamentos culturais e artísticos.

Os concelhos de Lisboa e Cascais representam 85% do total das cerca de 9 milhões de dormidas de turistas do território da nova entidade regional, agora circunscrito à Área Metropolitana de Lisboa.

O acordo firmado entre os presidentes das respetivas câmaras municipais, António Costa e Carlos Carreiras, assenta no princípio estatutário de complementaridade da nova entidade com a ATL, cabendo à primeira a representatividade institucional e o relacionamento político e à segunda a atividade executiva que já vem desenvolvendo há cerca de 15 anos.

Foi ainda acordado dinamizar as marcas turísticas relevantes da Região - Lisboa, Costa do Estoril, Sintra e Costa Azul - com a intervenção das autarquias locais a elas associadas.

O acordo estipula ainda a indicação do diretor-geral da ATL, Vítor Costa, como candidato à presidência da nova entidade, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, como candidato à vice-presidência.

Para os restantes lugares na lista candidata à Direção serão convidados dois autarcas e um representante do sector privado que opera na Região.

Nos termos do acordo, nenhum dos candidatos para os corpos sociais da Entidade Regional de Turismo terá remuneração, relevando-se assim o objetivo de atingir a máxima racionalização dos fundos públicos envolvidos.

Ficou ainda decidido dirigir convites às associações mais representativas do sector (AHP - Associação dos Hotéis de Portugal, APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, UACS - União de Associações de Comércio e Serviços, APC - Associação Portuguesa de Casinos e ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor) para integrarem o previsto Conselho de Marketing.

Será ainda proposto que a nova instituição adote a designação de ERTL - Entidade Regional de Turismo de Lisboa e que tenha, simbolicamente, a sua sede no Terreiro do Paço, uma das principais microcentralidades turísticas da Região".

Fonte: Welcome

Lisboa Vista de Fora

lisboa-entre-as-50-melhores-cidades-do-mundoLisboa subiu nove lugares, para a 26.ª posição, na lista das 50 Melhores Cidades do Mundo, agora divulgada pelo The Telegraph e incluída no Travel Awards do jornal.
lisboa-e-um-dos-melhores-destinos-do-mundo-e-da-europaA cidade de Lisboa foi eleita o 12.º melhor destino do mundo e o 7.º melhor da Europa. As distinções foram atribuídas pelos Traveller’s Choice 2016, do tripadvisor, que premiou também os 10 melhores locais de Portugal.
lisboa-a-cidade-mais-cool-da-europa-a-conde-nast-traveler-diz-que-simPor que Lisboa é na atualidade a cidade mais fixe da Europa dá o título ao artigo que a Condé Nast Traveller dedica à capital portuguesa, ao longo do qual enumera e elogia a sua oferta turística diversificada.
cinco-boutique-hoteis-de-lisboa-que-desafiam-para-uma-escapadinhaSão pequenos hotéis boutique, em Lisboa, que têm como denominador comum o facto de terem sido criados com paixão e entusiasmo por verdadeiros apaixonados pela cidade, escreve a edição espanhola da Condé Nast Traveller a propósito dos cinco que recomenda.