RssFacebook StoreTwitter Store

Britânicos lideraram dormidas de estrangeiros em agosto

 Britânicos lideraram dormidas de estrangeiros em agosto Os britânicos lideraram o número de dormidas de estrangeiros em Portugal no mês de agosto (17 por cento), seguidos pelos espanhóis (12 por cento) e pelos franceses (6 por cento), indicam dados do AHP Tourism Monitor.


Neste contexto, prossegue, as dormidas de estrangeiros e de nacionais totalizaram, respetivamente, 64 e 36 por cento, sendo que 59 por cento dos hóspedes foram estrangeiros e 41 por cento portugueses.

Lazer, recreio e férias constituíram a principal motivação das dormidas em agosto, representando 88 por cento, enquanto as estadas de negócios/profissionais ficaram-se em 6 por cento. De salientar ainda que a maioria reservou a sua estada através de agências de viagens e operadores turísticos (32 por cento), 25 por cento através de travel websites e apenas 19 por cento o fez diretamente.

A taxa de ocupação por quarto na hotelaria nacional registou, entretanto, um crescimento de 4,78 p.p em agosto, face ao mesmo período de 2013, tendo atingido 86,05 por cento. De notar que este crescimento verificou-se em todas as categorias, com destaque para as duas estrelas onde a variação superou mais de 8 p.p. face a agosto de 2013.

A estada média, prossegue o AHP Tourism Monitor, foi de 1,94 dias, ou seja menos 3,48 por cento do que o verificado no período homólogo, sendo que os destinos turísticos com a taxa de ocupação/quarto mais elevada foram a Madeira (93,75 por cento), o Algarve (91,49 por cento) e a Costa Azul (89,2 por cento).

Tanto o RevPar (preço médio por quarto disponível) como o TrevPar (receita total por quarto disponível) registaram também aumentos apreciáveis, comparando com o mês homólogo do ano anterior. O RevPar aumentou 9,33 por cento e o TrevPar 7,95 por cento, fixando-se em 74,5 euros e em 101,69 euros, respetivamente.

No que diz respeito ao RevPar, Lisboa foi o destino que evidenciou a subida homóloga mais destacada: +19,55 por cento, para 68,24 euros. No entanto, em Portugal verificou-se um decréscimo da receita média por turista no hotel para 105 euros, ou seja menos 1,87 por cento do que em agosto de 2013.

welcome@briefing.pt

 

Lisboa Vista de Fora

lisboa-entre-as-50-melhores-cidades-do-mundoLisboa subiu nove lugares, para a 26.ª posição, na lista das 50 Melhores Cidades do Mundo, agora divulgada pelo The Telegraph e incluída no Travel Awards do jornal.
lisboa-e-um-dos-melhores-destinos-do-mundo-e-da-europaA cidade de Lisboa foi eleita o 12.º melhor destino do mundo e o 7.º melhor da Europa. As distinções foram atribuídas pelos Traveller’s Choice 2016, do tripadvisor, que premiou também os 10 melhores locais de Portugal.
lisboa-a-cidade-mais-cool-da-europa-a-conde-nast-traveler-diz-que-simPor que Lisboa é na atualidade a cidade mais fixe da Europa dá o título ao artigo que a Condé Nast Traveller dedica à capital portuguesa, ao longo do qual enumera e elogia a sua oferta turística diversificada.
cinco-boutique-hoteis-de-lisboa-que-desafiam-para-uma-escapadinhaSão pequenos hotéis boutique, em Lisboa, que têm como denominador comum o facto de terem sido criados com paixão e entusiasmo por verdadeiros apaixonados pela cidade, escreve a edição espanhola da Condé Nast Traveller a propósito dos cinco que recomenda.