RssFacebook StoreTwitter Store

Estada média de turistas aumenta em novembro

Estada média de turistas subiu em novembro Em novembro a estada média de turistas (número de dias que o hóspede permanece no hotel, calculado em função da relação do número de dormidas e o número de hóspedes) subiu pela primeira vez desde abril de 2015 (+2,26%). Os dados são do AHP Tourism Monitor.


A taxa de ocupação por quarto subiu 1,74 p.p. em comparação com o período homólogo do ano anterior, atingindo os 52,15%. Na performance por categoria, a única que não registou aumento foi a de três estrelas, com uma variação de menos 1,98 p.p. do que em novembro de 2014.

Os destinos turísticos com a taxa de ocupação de quarto mais elevada foram a Madeira (80,16%), Lisboa (64,22%) e Grande Porto (55,99%). Foram também os destinos turísticos com o RevPar – preço médio por quarto disponível – mais elevado: Lisboa (49,54 euros), Madeira (47,78 euros) e Grande Porto (33,61 euros).

O preço médio por quarto ocupado subiu 6,23% (fixou-se em 61,94 euros) e o RevPar aumentou 9,9% (fixou-se em 32,30 euros). Ainda em novembro, a receita média por turista em hotel foi de 98 euros (mais 7,69% do que em novembro de 2014) e a estada média de 1,81 dias, valor superior a 2,26% face ao verificado no período homólogo.

No entanto, Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, salienta que “esta manifestação não foi suficiente para inverter a tendência: a duração da estada é o único indicador em queda no acumulado de janeiro a novembro. O que demonstra que temos de continuar a trabalhar para aumentar o tempo de estada dos turistas nos hotéis portugueses, que, em termos de média nacional, não chega às 2 noites”.

welcome@briefing.pt 

Lisboa Vista de Fora

lisboa-entre-as-50-melhores-cidades-do-mundoLisboa subiu nove lugares, para a 26.ª posição, na lista das 50 Melhores Cidades do Mundo, agora divulgada pelo The Telegraph e incluída no Travel Awards do jornal.
lisboa-e-um-dos-melhores-destinos-do-mundo-e-da-europaA cidade de Lisboa foi eleita o 12.º melhor destino do mundo e o 7.º melhor da Europa. As distinções foram atribuídas pelos Traveller’s Choice 2016, do tripadvisor, que premiou também os 10 melhores locais de Portugal.
lisboa-a-cidade-mais-cool-da-europa-a-conde-nast-traveler-diz-que-simPor que Lisboa é na atualidade a cidade mais fixe da Europa dá o título ao artigo que a Condé Nast Traveller dedica à capital portuguesa, ao longo do qual enumera e elogia a sua oferta turística diversificada.
cinco-boutique-hoteis-de-lisboa-que-desafiam-para-uma-escapadinhaSão pequenos hotéis boutique, em Lisboa, que têm como denominador comum o facto de terem sido criados com paixão e entusiasmo por verdadeiros apaixonados pela cidade, escreve a edição espanhola da Condé Nast Traveller a propósito dos cinco que recomenda.