RssFacebook StoreTwitter Store

Turistas no Porto e Norte gastam o mesmo que em 2012

Turistas no Porto e Norte gastam o mesmo que em 2012Os consumos médios dos turistas que visitaram o Porto e o Norte no segundo trimestre deste ano foram semelhantes aos registados em 2012, tendo o gasto médio global (por grupo) sido de 599 euros, enquanto o consumo médio pessoa/noite situou-se nos 47 euros e o referente a pessoa/estada nos 274 euros, revela um estudo do IPDT - Instituto de Turismo.


Outra das conclusões do estudo o "Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal" indica que os turistas que pernoitaram apenas na zona do Grande Porto ficaram, na maioria, alojados em hotéis (47 por cento) ou em hostels (21 por cento). Comparando estes resultados com os do trimestre homólogo de 2012, destaca-se um aumento da quota de mercado dos hostels, que duplica, espelhando o aumento da oferta deste tipo de alojamento na região nos últimos anos.

As principais atividades praticadas na região foram descobrir a gastronomia e fazer compras, seguidas pelo desfrutar da paisagem e a compra de artesanato. Comparativamente com o trimestre homólogo de 2012, verificou-se um aumento da percentagem de turistas que fizeram compras.

A maioria (72 por cento) dos turistas estrangeiros que visitou o Porto e o Norte de Portugal indicaram rendimentos situados entre os 1.000 e os 3.000 euros, o que traduz um aumento do rendimento médio no contexto em análise.

Dos turistas inquiridos que visitaram o Porto e Norte de Portugal em férias, as quatro principais motivações apontadas para a escolha do destino foram, por esta ordem, a beleza natural, o preço, a gastronomia e o vale do Douro.

O "Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal" é um estudo trimestral levado a cabo pelo IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Fonte: Central de Informação

What’s IN?

teatro-aberto-com-constelacoesDe 9 de setembro a 31 de outubro a peça “Constelações” de Nick Payne, com encenação de João Lourenço, regressa ao Teatro Aberto, em Lisboa. Um espectáculo invulgar, onde as personagens são apresentadas na perspetiva da teoria do multiverso quântico.
james-morrison-no-festival-do-cratoO cartaz do Festival do Crato fecha com a confirmação de James Morrison. O cantor e compositor britânico irá atuar a 25 de agosto e revisitar temas como “Undiscovered”, “Broken Strings” ou “Wonderful World”.
moullinex-da-musica-ao-luxLuís Clara Gomes (ou Moullinex) apresenta Elsewhere, a 26 de agosto. Uma festa que ocupará os 3 pisos do Lux Frágil, em Lisboa, com live acts e DJ mestres em sintetizar aquilo que unifica o House, Disco e derivados: a celebração da vida, paixão e união.

Lisboa Vista de Fora

o-fado-e-a-razao-mais-melancolica-para-visitar-lisboaQuem o diz é o The Telegraph que publicou um artigo dedicado ao género musical português. De acordo com o jornal, o fado está na moda e, em Lisboa, há quatro maneiras de saber mais sobre esta arte: o palco Fado no NOS Alive, o Museu do Fado, o Clube de Fado e o Open Mic Fado.
traveler-espanha-destaca-piscina-do-nh-collection-liberdadeUm prazer focar o olhar e deter-se nos telhados e nas ruelas. É assim que é descrita a vista da piscina do NH Collection Liberdade, em destaque na edição online da Traveler Espanha.
lisboa-entre-os-destinos-preferidos-para-acolher-congressos-internacionaisLisboa subiu três lugares no ranking mundial das cidades e alcançou o top 10 das mais solicitadas para acolher congressos associativos internacionais em 2015, indicam dados agora divulgados pela ICCA – International Congress & Convention Association.